domingo, 5 de agosto de 2012

Resenha: Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.

Depois do final do primeiro livro, Clary precisa lidar com um mundo de novos problemas: sua mãe no hospital à beira da morte, sua paixão proibida, seu namoro com o melhor amigo, novos poderes sendo descobertos etc e tal. Como se isso fosse pouco, o segundo Instrumento Mortal acaba de ser roubado por Valentim (Vilão da História, também pai de Jace e Clary) e Jace passa a ser suspeito de ajudá-lo, atraindo a atenção da Inquisidora da Clave que o coloca sob rígida vigilância.

Valentim deseja fazer um ritual e pra isso ele precisa dos 4 filhos sobrenaturais (um vampiro, um lobisomem, uma fada e um feiticeiro), e só Clary, Jace e seus amigos podem impedir. O que esperam os caçadores de sombras? Será que Clary conseguirá parar o pai? E jace  realmente estaria ajudando o pai nesse plano maligno? Heis a questão...

Apesar da Inquisidora estar na cidade para transformar a vida de Jace num inferno, é Clary e os outros que acabam sofrendo as consequências. Ele está completamente esquisito, mais irritante do que nunca e quase à beira da inconsequência. E como tragédia pouca é bobagem na vida da protagonista, Simon ainda tem que lidar com um pequeno probleminha que vai mudar sua vida para sempre. 

Cassandra Clare (Autora do Livro) decidiu investir mais pesado em um triângulo amoroso no livro, o que achei que deu uma movimentada boa na história. Mas acho que o grande lance deste segundo volume foi a ação e o mistério. A história acabou sendo mais bem desenvolvida e atraente que a do primeiro livro.

A história do livro estava tão boa.. mas aí veio o final do livro. Eu não gostei muito do final, achei que seria algo épico e emocionante, mas esse final não me "conquistou", achei muito pra baixo, acho que a autora poderia caprichar um pouco mais nessa parte. Mas enfim, mesmo assim o livro é ótimo e valeu a pena tê-lo comprado e lido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário